As últimas notícias do setor automotivo apontam para uma possível reviravolta nos planos de fusão entre grandes montadoras, além de desafios para a Tesla na Europa. A seguir, confira os principais destaques:
Relatos vindos da Europa indicam que a fusão entre Mitsubishi, Honda e Nissan está se tornando cada vez mais improvável. A Mitsubishi parece preferir manter sua independência, mesmo com a Nissan sendo sua principal acionista. Segundo o jornal Yomiuri, a Mitsubishi teme que sua voz nas decisões de uma possível holding conjunta seja limitada devido ao seu tamanho menor.

As negociações para a criação de uma holding entre Honda e Nissan devem ser concluídas em 2025, com a formação da empresa prevista para 2026. Mesmo sem a participação da Mitsubishi, a união entre Honda e Nissan poderia criar o terceiro maior grupo automotivo do mundo, com uma produção combinada de cerca de 7,4 milhões de veículos por ano.
Queda nas vendas da Tesla na Europa
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
As vendas dos modelos da Tesla continuam em declínio em 2025, seguindo uma queda sem precedentes em 2024, mais acentuada do que a de outros veículos elétricos. Este é o primeiro declínio anual nas vendas da Tesla.
Na Alemanha, país que abriga a gigafactory da Tesla em Berlim, as vendas caíram 41% em relação a 2023. Em toda a União Europeia, as novas matrículas da Tesla diminuíram 13% em 2024 (242.945 unidades), comparadas a 2023 (279.542 unidades).
Essa redução nas vendas da Tesla na Europa tem sido atribuída à diminuição de incentivos à compra de veículos elétricos em alguns mercados, à falta de atualização da linha de modelos (que não inclui a Cybertruck) e ao aumento da presença de Elon Musk na política global.
Alfa Romeo adia meta de eletrificação total para 2027
A Alfa Romeo é a mais recente marca a recuar em suas metas ambiciosas de eletrificação total, optando por manter um portfólio de motorizações mistas. Inicialmente, a marca italiana, pertencente à Stellantis, planejava ser totalmente elétrica até 2027, mas agora seguirá o exemplo de outras marcas europeias, investindo em híbridos e motores a combustão interna.
A decisão de manter motores a combustão foi confirmada para o mercado americano. Contudo, ainda não está claro se essas metas também serão revistas na Europa e na China, embora a Europa seja uma possibilidade diante da queda na demanda por veículos elétricos na região.
Essa mudança ocorre em um momento de grande turbulência para o grupo Stellantis, após a renúncia do CEO Carlos Tavares no mês passado.
Audi Q6 E-tron com eixos portais
Um novo conceito do Q6 E-tron foi apresentado, exibindo uma série de atualizações robustas para demonstrar o potencial da nova plataforma PPE e dos veículos elétricos off-road. Engenheiros da Audi equiparam o Q6 E-tron com eixos portais para aumentar a altura do solo em 160 mm, além de expandir a bitola em 250 mm.
Enquanto eixos portais normalmente aumentam o torque em 20 a 30%, a Audi afirma que seu novo design aumentou o torque nas rodas em 50%, chegando a 13.400 Nm. Ao aumentar o torque nas rodas, o design compensa a multiplicação de torque perdida pela exclusão de componentes mecânicos (transmissão, diferencial etc.) normalmente encontrados em modelos à combustão. Com isso, o conceito pode superar inclinações de até 45 graus.
