Fim do curso em autoescola? Governo estuda mudança nas regras da CNH

A proposta do deputado Kim Kataguiri sugere que a exigência de frequentar autoescola deixe de ser obrigatória
Fim do curso em autoescola? Governo estuda mudança nas regras da CNH
Crédito da imagem: Reprodução

Resumo da Notícia

  • O governo federal estuda acabar com a obrigatoriedade do curso em autoescola
  • A proposta é do deputado Kim Kataguiri sugere
  • Hoje, para conseguir a CNH, o candidato precisa fazer aulas teóricas e práticas obrigatórias
  • A medida pretende desburocratizar o acesso à habilitação
  • Essa proposta tem como referência modelos já adotados em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Paraguai e Uruguai,
Continua após a publicidade

O governo federal estuda acabar com a obrigatoriedade do curso em autoescola para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motos) e B (carros). A proposta, defendida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, tem como objetivo simplificar o processo, dar mais liberdade ao candidato e reduzir o custo da habilitação em até 75%, o que poderia representar uma economia anual de R$ 9 bilhões para a população.

Continua após a publicidade

A proposta do deputado Kim Kataguiri sugere que a exigência de frequentar autoescola deixe de ser obrigatória, permitindo que as aulas possam ser feitas de forma particular. A ideia é facilitar a vida dos candidatos, tornando o processo menos complicado e mais acessível financeiramente.

Fim do curso em autoescola? Governo estuda mudança nas regras da CNH
O deputado Kim Kataguiri quer desburocratizar o processo de obtenção da carteira de motorista Crédito da imagem: Reprodução

Hoje, para conseguir a CNH, o candidato precisa fazer aulas teóricas e práticas obrigatórias nas autoescolas, além de passar pelos exames nos Detrans. Com a mudança, o conteúdo teórico poderia ser estudado de forma independente, seja presencialmente, a distância ou por material digital, enquanto a parte prática não teria uma carga mínima fixa, ficando a critério do aluno o tempo de treino.

Continua após a publicidade

Além disso, os candidatos poderiam contratar instrutores independentes credenciados pelos Detrans, que passariam por cursos online autorizados pelo governo e seriam identificados oficialmente no sistema digital de trânsito. O exame teórico e prático continuaria obrigatório para garantir a segurança no trânsito.

A medida pretende desburocratizar o acesso à habilitação, dando mais liberdade para que os candidatos escolham como aprender a dirigir. Se aprovada, a novidade pode mudar a forma como milhões de brasileiros se preparam para dirigir, trazendo maior flexibilidade ao processo.

Cobertura relacionadaProposta altera Código de Trânsito e prevê CNH aos 16 anos no Brasil

Essa proposta tem como referência modelos já adotados em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Paraguai e Uruguai, onde o ensino em autoescola não é uma exigência formal, embora a aprovação nos testes seja necessária. Em muitos estados dos EUA, por exemplo, não há obrigatoriedade de curso, e o candidato pode usar seu próprio veículo para realizar o exame prático.

Fim do curso em autoescola? Governo estuda mudança nas regras da CNH
Crédito da imagem: Reprodução

Por outro lado, a ideia enfrenta resistência das autoescolas e de entidades ligadas à segurança no trânsito, que temem que a falta de instrução formal aumente os acidentes. O projeto ainda está em análise na Casa Civil e será regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Não há prazo definido para sua implementação.

Por fim, está prevista a obrigatoriedade do exame toxicológico para novos motoristas das categorias A e B, independentemente da forma de preparação escolhida. Assim, o governo busca equilibrar a flexibilização no aprendizado com medidas que garantam a segurança no trânsito. CNH mais barata? Proposta pode reduzir custo em até 75%.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.