A Audi anunciou o fim da produção do Audi Q8 e-tron em sua fábrica de Bruxelas, na Bélgica, em fevereiro de 2024, resultando na demissão de aproximadamente 3.000 funcionários. A montadora alemã, que enfrenta dificuldades financeiras semelhantes às da Volkswagen, não conseguiu encontrar um comprador para a planta e optou pelo fechamento.
A decisão impacta diretamente a produção do SUV elétrico, único modelo fabricado na unidade belga. Sem um plano B, a Audi irá encerrar as operações da fábrica, desligando as máquinas e equipamentos da linha de montagem. A empresa afirma estar investindo em um pacote de demissão que supera os valores exigidos por lei belga.
Para amenizar o impacto social da medida, a Audi implementou um sistema de indenização que considera o tempo de serviço dos trabalhadores. Funcionários com 17 anos de empresa, por exemplo, podem receber entre € 125.000 e € 190.000 (equivalente a R$ 786.200 e R$ 1,2 milhão, respectivamente, considerando a cotação atual), dependendo do cargo e salário. A Audi declarou: “A Audi gasta mais que o dobro do que a lei exige com verbas rescisórias”.
Apesar da compensação financeira, a insatisfação entre os trabalhadores é compreensível, considerando o alto custo de vida na Bélgica e o impacto da perda de emprego em suas vidas. A aceitação da proposta pela maioria dos funcionários ainda é incerta. O fechamento da fábrica representa o fim de décadas de operação da Audi na capital da União Europeia.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
