São Paulo suspende rodízio de veículos no fim de ano; veja quando

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos para o fim de ano, de 22 de dezembro a 9 de janeiro de 2026.
Novo DPVAT em pauta: projeto de seguro obrigatório segue na Câmara
Crédito da imagem: Reprodução

Resumo da Notícia

  • O rodízio municipal de veículos em São Paulo foi suspenso a partir de 22 de dezembro.
  • A suspensão é válida para carros de passeio até 9 de janeiro de 2026.
  • Caminhões e veículos pesados continuam submetidos ao rodízio específico, incluindo as restrições da ZMRC e ZMRF.
  • O rodízio municipal retorna normalmente a partir de 12 de janeiro de 2026.
  • Os horários de restrição são das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, no Anel Viário.
  • O descumprimento das regras do rodízio é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Continua após a publicidade

Com a cidade esvaziando e o ritmo urbano desacelerando nas festas de fim de ano, São Paulo adota, mais uma vez, um compasso diferente no trânsito. A suspensão temporária do rodízio municipal para automóveis faz parte dessa lógica sazonal, pensada para adequar as regras à realidade de ruas mais livres e deslocamentos menos intensos.

Continua após a publicidade

A Prefeitura confirmou que o rodízio deixou de valer a partir de 22 de dezembro, acompanhando o tradicional recuo no fluxo de veículos neste período. A medida, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), busca racionalizar a operação viária diante de uma demanda naturalmente menor nos últimos dias do ano.

São Paulo suspende rodízio de veículos no fim de ano; veja quando
Crédito da imagem: (Rovena Rosa/Agência Brasil

A liberação segue até 9 de janeiro de 2026, permitindo que carros de passeio circulem sem restrições de placa pelo Centro Expandido. A decisão foi oficializada no Diário Oficial da Cidade e garante mais flexibilidade a quem ainda precisa se deslocar pela capital durante as festas.

Continua após a publicidade

Apesar da folga para os automóveis, nem todas as regras saem de cena. Caminhões e veículos pesados continuam submetidos ao rodízio específico, assim como seguem em vigor as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Encerrado o período excepcional, o rodízio municipal volta a funcionar normalmente a partir de 12 de janeiro de 2026. Com isso, retomam-se as limitações de circulação no Anel Viário nos horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Cobertura relacionadaProposta altera Código de Trânsito e prevê CNH aos 16 anos no Brasil

Nessas faixas de horário, os veículos ficam impedidos de circular pelo chamado Minianel Viário, que abrange as marginais Tietê e Pinheiros e importantes corredores como as avenidas dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf, Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf, entre outras vias estratégicas.

São Paulo suspende rodízio de veículos no fim de ano; veja quando
Crédito da imagem: Reprodução

O esquema de restrição segue o final da placa: 1 e 2 às segundas, 3 e 4 às terças, 5 e 6 às quartas, 7 e 8 às quintas, e 9 e 0 às sextas-feiras. Fora do período de suspensão, o descumprimento dessas regras gera penalidades previstas em lei.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, circular em local e horário proibidos configura infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. Para dúvidas, ocorrências ou solicitações ligadas ao trânsito, a prefeitura mantém atendimento aos motoristas pelo telefone SP156.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.