Nova York encontrou uma forma diferente de combater a poluição causada por veículos: colocou os próprios moradores para fiscalizar. Quem flagrar caminhões ou ônibus (que não sejam da cidade) parados com o motor ligado por mais de três minutos pode denunciar e ainda recebe uma parte da multa.
O valor da penalidade varia entre US$ 350 e US$ 600, e quem faz a denúncia fica com 25% desse dinheiro. A regra vale apenas para veículos grandes, como caminhões e ônibus, e não se aplica a carros de passeio nem a ônibus municipais.
O sistema não é novo, existe há pelo menos seis anos. Na época, a Vice News até fez um documentário mostrando como alguns moradores ganhavam dinheiro com isso, além de alertarem sobre os problemas causados pela má qualidade do ar. A complexidade das leis de trânsito em Nova York fica evidente quando consideramos que a cidade também busca tornar permanente o uso de câmeras de velocidade em zonas de obras.
Um desses moradores ficou famoso. Conhecido como “Streeter”, ele contou à CBS News que já faturou mais de US$ 100 mil em apenas um ano só fazendo essas denúncias. “Saio de bicicleta logo cedo, por volta das 6h, e fico pedalando de 6 a 9 horas por dia procurando caminhões nessa situação”, relatou.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Mas nem todo mundo está feliz com essa iniciativa. Muitos caminhoneiros reclamam, dizendo que se sentem perseguidos. Zach Miller, representante da Associação de Caminhoneiros de Nova York, criticou o programa. “Isso virou uma caça às recompensas”, afirmou.
Além das críticas, alguns denunciantes também já passaram por situações perigosas. Há relatos de ameaças, perseguições e até agressões físicas contra quem tenta fazer os registros.
A lei tem algumas exceções. Se o ônibus estiver embarcando ou desembarcando passageiros, por exemplo, não pode ser multado. E só vale aplicar a punição se houver uma prova clara de que o motor ficou ligado por pelo menos três minutos.
Apesar das polêmicas, Nova York segue apostando nesse modelo. A cidade espera que, com a ajuda dos moradores, consiga reduzir não só a emissão de poluentes, mas também o desperdício de combustível nas ruas.
Resta saber se essa iniciativa representa um excesso do governo ou uma forma inteligente de utilizar a tecnologia para engajar a comunidade na busca por um ar mais limpo. Vale lembrar que, em eventos como a Operação de São Patrício em Nova York resulta em mais de 55 mil multas de trânsito, a fiscalização é intensificada.
Em contrapartida, é crucial estar atento às regras do CTB 2025: Cinco regras de trânsito que merecem atenção redobrada e evitar surpresas desagradáveis, como CNH suspensa: entenda o processo e como recorrer no Detran.
