Trump impõe tarifa de 30% e abala setor automotivo europeu e mexicano

A medida, divulgada através da plataforma Truth Social, está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto
Preço da gasolina deve continuar alto até eleições, diz Trump
Crédito da imagem: CBS
Continua após a publicidade

O setor automotivo internacional foi pego de surpresa com o anúncio do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de que aplicará uma tarifa de 30% sobre veículos importados do México e da União Europeia. A medida, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, já está causando apreensão entre montadoras e autoridades internacionais.

Continua após a publicidade

Trump justificou a decisão alegando que o México falhou no combate ao tráfico de fentanil para os EUA, enquanto criticou a UE por não oferecer um mercado “justo e aberto” aos produtos americanos. O anúncio foi feito pela rede Truth Social, plataforma de comunicação do ex-presidente.

Apoio a Trump e tarifas elevadas derrubam ações da Tesla em 38%
Crédito da imagem: @Teamtrump no Instagram

A União Europeia reagiu com preocupação. O comissário de comércio do bloco, Maros Sefcovic, disse que a tarifa tornaria o comércio com os EUA “praticamente impossível” e se mostrou surpreso, pois acreditava que um acordo estava próximo. A UE esperava algo nos moldes do tratado com o Reino Unido, que prevê tarifa de 10% para até 100 mil carros por ano.

Continua após a publicidade

Além da Europa, o México também sentiu o impacto da decisão. O país, que concentra diversas fábricas de montadoras globais voltadas ao mercado americano, agora encara a mesma taxa de 30%, mesmo abrigando operações de marcas dos próprios Estados Unidos.

Em carta enviada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump exigiu que a UE abra completamente seu mercado aos produtos americanos, sem tarifas. Segundo ele, isso seria uma forma de reduzir o déficit comercial entre os dois lados.

Cobertura relacionadaMG4 Urban e MG S5 serão produzidos no Brasil em fábrica da GM no Ceará

UE e México têm até o fim de julho para negociar com os EUA e tentar evitar a entrada em vigor das tarifas. Enquanto isso, a tensão cresce no setor automotivo, que teme impactos significativos nos preços, na produção e no comércio internacional. As montadoras estão revendo seus planos, como evidenciado pela notícia sobre a BYD suspendendo planos de construir fábrica no México.

Outras empresas do setor, como a Volvo anuncia corte de 15% na força de trabalho global para otimizar custos, estão buscando maneiras de se adaptar ao cenário econômico global em constante mudança. Para ficar por dentro de outros acontecimentos no setor, confira mais notícias em Fipe Carros.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.