Santiago no Chile alcança marca de 3.125 ônibus elétricos

Capital chilena tem a maior frota elétrica da região e está entre as maiores do mundo fora da China
Santiago no Chile alcança marca histórica de 3.125 ônibus elétricos
Crédito da imagem: Divulgação

Resumo da Notícia

  • O Chile vem se destacando na América Latina como referência em mobilidade sustentável
  • Hoje, a cidade conta com 3.125 ônibus elétricos em circulação, contra apenas 779 em março de 2022
  • A última ampliação ocorreu em setembro, com a entrada de mais de 270 ônibus
  • O levantamento, feito com mil pessoas, mostra que 63% dos entrevistados
  • O estudo também revelou a força do transporte coletivo em Santiago
Continua após a publicidade

O Chile vem se destacando na América Latina como referência em mobilidade sustentável. A capital Santiago alcançou um marco histórico com a maior avaliação já registrada do sistema Red Movilidad e, ao mesmo tempo, expandiu de forma expressiva sua frota de ônibus elétricos, tornando-se exemplo para a região.

Continua após a publicidade

Hoje, a cidade conta com 3.125 ônibus elétricos em circulação, contra apenas 779 em março de 2022. Essa expansão foi acompanhada por novos terminais de recarga, que passaram de 10 para 39 e devem chegar a 55 até março de 2026. É a maior frota elétrica da região e uma das maiores do mundo fora da China.

Santiago no Chile alcança marca histórica de 3.125 ônibus elétricos
Crédito da imagem: Divulgação

A última ampliação ocorreu em setembro, com a entrada de mais de 270 ônibus em bairros como La Florida, Puente Alto, San Bernardo e Pudahuel. A medida levou transporte mais moderno e sustentável a milhares de moradores, consolidando o avanço da eletromobilidade na capital.

Continua após a publicidade

Paralelamente, a pesquisa de satisfação de 2025 confirmou a boa percepção dos passageiros. O Red Movilidad recebeu nota 5,5 para o sistema em geral e 5,7 para as linhas, o melhor resultado de sua história. Mais da metade dos usuários avaliou com notas 6 e 7.

O levantamento, feito com mil pessoas, mostra que 63% dos entrevistados avaliaram positivamente a linha que utilizam no dia a dia. Para o governo, esses números provam que a modernização da frota está melhorando a experiência de viagem e aumentando a confiança no transporte público.

Cobertura relacionadaRede de recarga no Brasil supera a marca de 25 mil pontos

O estudo também revelou a força do transporte coletivo em Santiago: 57,9% da população da Região Metropolitana utiliza ônibus como principal meio de deslocamento semanal, contra 33,7% que preferem o carro. Isso reforça o papel estratégico da rede elétrica no cotidiano da cidade.

Enquanto isso, o processo de transição avança em outras regiões. No dia 12 de setembro, o governo lançou a licitação do novo sistema que atenderá Concepción, Talcahuano, Lota e Coronel. O projeto prevê 50 ônibus elétricos e 30 a diesel de alto padrão, com início das operações previsto para o fim de 2026.

Esses veículos terão ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras, sensores e acessibilidade universal. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida vai ampliar a conectividade e a qualidade das viagens, além de fortalecer a posição do Chile como líder regional em transporte público sustentável.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.