O Japão está reforçando sua aposta nos carros autônomos. O governo, junto com montadoras como Toyota e Honda, quer acelerar o desenvolvimento dessas tecnologias e colocar o país na frente quando o assunto é mobilidade inteligente.
O plano é atualizar a Estratégia de Transformação Digital da Mobilidade, criada em maio de 2024. Essa revisão vai focar especialmente no uso de inteligência artificial nos veículos e no avanço dos chamados SDVs — carros definidos por software.
Para isso, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) está unindo forças com o setor privado. A ideia é criar condições mais favoráveis para testes e aplicação dessas inovações nas ruas japonesas.
Essa parceria entre governo e montadoras mostra uma visão clara de futuro: tornar o Japão uma referência em transporte seguro, eficiente e sustentável, com ajuda da tecnologia. Em outros mercados, como nos EUA, a GM investirá US$ 888 milhões na produção de motores V-8.
Com o apoio institucional e o know-how das empresas, a expectativa é que o país acelere a chegada de veículos autônomos e inteligentes ao mercado nos próximos anos. É importante notar que outras montadoras também estão inovando, como a Volkswagen, que terá um novo modelo em 2026.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
