China impõe nova regra que limita condução com um pedal só

A nova norma, que será implementada em fases, entrará em vigor para a maioria das novas homologações de tipo de veículo em 1º de janeiro de 2026
China impõe nova regra que limita condução com um pedal só
Crédito da imagem: Original Byd São José Dos Campos
Continua após a publicidade

AA China vai mudar as regras para o funcionamento dos freios em carros de passeio, o que afeta diretamente os veículos elétricos que usam o modo de condução com apenas um pedal. O novo padrão nacional, chamado GB 21670-2025, entra em vigor de forma gradual a partir de 2026 e tem como foco a segurança nas frenagens.

Continua após a publicidade

A norma, aprovada por órgãos reguladores chineses, determina que veículos não poderão mais vir com o modo de pedal único ativado por padrão. Esse sistema permite que o carro desacelere e até pare completamente apenas com o motorista soltando o acelerador — sem pisar no freio.

China impõe nova regra que limita condução com um pedal só
Crédito da imagem: CarnewsChina

A mudança começa a valer para novos modelos que forem homologados a partir de 1º de janeiro de 2026. Já para os modelos que já têm aprovação, a regra passa a ser obrigatória em 1º de janeiro de 2027, quando também entram em vigor as regras específicas sobre o modo de pedal único.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante da nova norma é a exigência de instalação obrigatória do ABS (sistema antibloqueio de freios) em todos os carros de passeio recém-aprovados. Essa tecnologia ajuda a evitar derrapagens e perda de controle durante frenagens bruscas.

A norma também impõe limites à forma como os sistemas de recuperação de energia funcionam. Quando o carro desacelerar mais de 1,3 m/s² por meio desse sistema, as luzes de freio precisarão acender, mesmo sem o uso do pedal. Isso serve para alertar outros motoristas e evitar colisões traseiras.

Cobertura relacionadaRecém-Habilitado? Coisas que você precisa saber antes de dirigir

O modo de um pedal vinha sendo considerado uma solução moderna e prática para o trânsito urbano. Ele facilita a condução, melhora a eficiência energética e amplia a autonomia dos veículos elétricos, já que reutiliza a energia da frenagem.

Fabricantes como Tesla, BMW (i3), Mercedes-Benz (linha EQ), Nio (ES6) e Xpeng já ofereciam esse sistema, seja como padrão ou como opção nos veículos.

Apesar da praticidade, especialistas e autoridades alertaram para os riscos. O uso prolongado desse tipo de condução pode levar a respostas lentas do motorista em situações de emergência, já que muitos deixam de usar o pedal do freio com frequência.

A própria Tesla reconheceu os riscos e, em 2023, deixou de oferecer o modo de pedal único como padrão em seus veículos, liberando uma atualização que permite aos motoristas decidirem se querem ou não usar a função. Vale lembrar que a Xpeng inicia as entregas do SUV G7.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.