Tarifas de Trump geram incertezas e Porsche nega paralisação de envios nos EUA

Com estoques suficientes para o mês de maio, a Porsche estaria segurando o envio de novos carros devido às tensões causadas pelas tarifas comerciais do governo Trump
Crédito da imagem: CnEVPost
Crédito da imagem: Porsche
Continua após a publicidade

Em meio às tensões causadas pelas tarifas comerciais do governo Trump, a Porsche se vê no centro de uma polêmica. Concessionários nos Estados Unidos afirmam que a marca está segurando o envio de novos carros, o que levanta dúvidas sobre os impactos reais das novas tarifas no setor automotivo.

Continua após a publicidade

Revendedores relatam que os veículos não estão sendo liberados e que há semanas não recebem novas unidades. Um deles, sob anonimato, afirmou acreditar que a Porsche está esperando uma definição mais clara sobre o valor das tarifas. Enquanto isso, outros dizem que ainda têm estoque suficiente para o mês de maio.

A Porsche, por outro lado, nega qualquer paralisação nas entregas. Segundo a montadora, os carros continuam sendo enviados normalmente para os EUA, inclusive com mais de mil unidades entregues apenas no mês de abril. A empresa também contestou publicamente uma reportagem da Autonews que mencionava atrasos.

Continua após a publicidade

De acordo com fontes ligadas à marca, a Porsche estaria buscando formas de proteger seus clientes. Entre as medidas adotadas, estariam o envio antecipado de veículos antes da implementação das tarifas e a manutenção dos preços para pedidos feitos até março.

Além disso, a montadora enviou uma carta aos revendedores norte-americanos explicando as estratégias adotadas para minimizar os efeitos das tarifas. A mensagem reforça o compromisso com os clientes e menciona que há estoque de veículos não afetados, disponíveis para entrega imediata.

Cobertura relacionadaMG4 Urban e MG S5 serão produzidos no Brasil em fábrica da GM no Ceará

Mesmo diante da pressão, a Porsche não pretende fabricar carros nos Estados Unidos, como outras marcas do Grupo Volkswagen. O motivo é o volume relativamente baixo de vendas, que não justificaria o investimento em uma planta local. Por isso, a marca segue avaliando alternativas para lidar com as mudanças no cenário comercial.

Outras montadoras também enfrentaram desafios semelhantes. A Ford suspendeu exportações para a China devido às tarifas, enquanto a Nissan aumentou a produção nos EUA como resposta. 

 

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.