Motoristas agressivos no trânsito serão multados a partir de 2025

A partir de 2025, motoristas que exibirem comportamentos agressivos no trânsito, como proferir insultos ou fazer gestos obscenos, poderão ser penalizados
Os obstáculos que mantêm os carros autônomos fora das ruas brasileiras
Ricardo Pastrana/ GMF/ ND Mais/Reprodução
Continua após a publicidade

A partir de 2025, motoristas que exibirem comportamentos agressivos no trânsito, como proferir insultos ou fazer gestos obscenos, poderão ser penalizados com multa. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3575/21, que visa punir atitudes hostis ao volante.

Continua após a publicidade

Segundo a proposta, o comportamento agressivo será classificado como infração leve, resultando em uma multa de R$ 88,38 e na adição de três pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo da medida é promover um trânsito mais seguro e respeitoso entre motoristas e pedestres.

Para evitar multas e pontos na CNH, leia mais sobre como indicar um condutor principal de forma legal e conheça alguns hábitos comuns ao volante que podem resultar em multas.

Continua após a publicidade

O deputado Diego Andrade (PSD-MG), relator do projeto, destacou que a punição tem um caráter educacional, buscando conscientizar os condutores sobre a importância da civilidade no trânsito. A iniciativa busca reverter a imagem do trânsito brasileiro, que, segundo estudos recentes, é considerado um dos mais agressivos do mundo.

A aprovação do projeto é um passo importante para coibir a violência nas vias, complementando outras iniciativas de segurança no trânsito e buscando diminuir ocorrências de desrespeito e agressividade entre os condutores. É importante também estar atento a golpes que visam a suspensão da carteira, como o golpe da CNH via SMS.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.