Maceió autoriza avanço em sinal vermelho durante a madrugada

Citando preocupações com a segurança, o órgão de trânsito DMTT permite que motoristas avancem sinais vermelhos entre 23h e 5h
Maceió autoriza avanço em sinal vermelho durante a madrugada
Crédito da imagem: Reprodução/EPTV

Resumo da Notícia

  • Uma nova portaria publicada no Diário Oficial de Maceió autorizou que motoristas
  • O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT)
  • A fiscalização eletrônica continuará funcionando normalmente
  • Especialistas em trânsito alertam para os riscos da medida
  • Por outro lado, parlamentares da base governista defendem a iniciativa
  • O DMTT reforça que a prioridade continua sendo a segurança viária
Continua após a publicidade

Uma nova portaria publicada no Diário Oficial de Maceió autorizou que motoristas avancem sinais vermelhos entre 23h e 5h. A medida, que já está em vigor, busca reduzir a exposição de quem trafega à noite a assaltos e violência urbana, seguindo práticas adotadas em outras cidades do país. Semáforo de 4 cores pode ser a solução para o trânsito, dizem especialistas dos EUA.

Continua após a publicidade

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) explica que, durante esse período, os condutores devem parar antes da faixa de pedestres, observar o entorno e só avançar se estiver seguro, evitando riscos a pedestres e outros veículos.

Maceió autoriza avanço em sinal vermelho durante a madrugada
Crédito da imagem: Ascom/DMTT

A fiscalização eletrônica continuará funcionando normalmente, registrando o tráfego nos cruzamentos, mas não aplicará multas se os motoristas seguirem as recomendações do órgão. A ideia é regulamentar uma prática que já ocorre informalmente entre taxistas, motoristas de aplicativo e outros que circulam à noite.

Continua após a publicidade

Especialistas em trânsito alertam para os riscos da medida. O engenheiro Antônio Monteiro ressalta que sinais intermitentes já cumprem a função de segurança e que liberar o avanço pode gerar acidentes, principalmente se houver motoristas no sentido contrário com sinal verde.

Na Câmara Municipal, a proposta gerou polêmica. Vereadores da oposição, como Allan Pierre (MDB), criticam a falta de debate público e afirmam que a portaria pode conflitar com o Código de Trânsito Brasileiro, estimulando comportamentos perigosos e dificultando a fiscalização.

Cobertura relacionadaRecém-Habilitado? Coisas que você precisa saber antes de dirigir

Por outro lado, parlamentares da base governista defendem a iniciativa. Thiago Prado (PP) e Leonardo Dias (PL) afirmam que a medida reconhece uma realidade da cidade e pode salvar vidas, além de possibilitar ajustes futuros na tolerância com base nos dados coletados pelos equipamentos de fiscalização.

O DMTT reforça que a prioridade continua sendo a segurança viária. André Costa e Carlos Moura afirmam que a coleta de informações permitirá avaliar mudanças na duração da tolerância ou implementar novas ações, garantindo que o avanço do sinal seja feito de forma responsável e segura.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.