Uma nova lei entrou em vigor na Flórida no dia 1º de julho e, apenas dois minutos depois, já havia levado seu primeiro motorista para a cadeia. Ele foi flagrado dirigindo a 167 km/h, ultrapassando em mais de 80 km/h o limite permitido. A prisão ocorreu às 00h02, segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Orange, que divulgou um vídeo da abordagem.
A medida endurece as punições para motoristas em alta velocidade e tem como foco os chamados “supervelocistas” — aqueles que dirigem a 160 km/h ou mais. A nova legislação prevê prisão imediata, multa de US$ 500 e até 30 dias de detenção. Virgínia avança com lei que permite CNH a reincidentes com limitador de velocidade.
O projeto foi sancionado pelo governador Ron DeSantis e conta com apoio do xerife John Mina, que vê a nova regra como um passo importante para tornar as estradas mais seguras. Ele acredita que o endurecimento das penalidades servirá como freio para comportamentos perigosos no trânsito.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Com a aproximação do feriado de 4 de julho, o tráfego nas rodovias deve aumentar. Por isso, o Departamento de Transportes da Flórida (FDOT) reforçou as equipes de patrulhamento. “Estamos preparados para oferecer assistência extra durante esse período de maior movimento”, disse Garrett Popovich, gerente do FDOT Road Ranger.
Apesar das boas intenções, a nova lei dividiu opiniões. Nas redes sociais, muitos moradores questionaram a rigidez da medida. Alguns alegam que em determinadas situações — como em pistas vazias com limites de até 112 km/h — dirigir a 160 km/h não seria tão perigoso assim. Tesla Cybertruck com FSD ignora galinha na estrada e levanta debate sobre segurança.
Também houve críticas à coerência da aplicação da lei. Internautas lembraram que, por vezes, a Patrulha Rodoviária escolta eventos de carros de luxo, cujos participantes estariam acima do limite de velocidade sem sofrer penalidades.
Agora, resta observar os efeitos práticos da nova legislação: se de fato reduzirá os acidentes nas estradas ou se apenas aumentará o número de pessoas presas por infrações de trânsito. Nova York busca tornar permanente o uso de câmeras de velocidade em zonas de obras.
