Resumo da Notícia
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) anunciou a ativação de 40 novos radares de fiscalização em rodovias estaduais a partir da meia-noite desta terça-feira (9). A medida faz parte de um plano maior do governo para reduzir acidentes, aumentar a segurança viária e melhorar o controle do tráfego em pontos considerados críticos.
Com os novos equipamentos, o número total de radares ativos nas estradas não concedidas do estado chega a 191. A escolha dos locais foi feita com base em um mapeamento técnico que considerou histórico de acidentes, excesso de velocidade, curvas perigosas, pontos críticos e até áreas com travessia de animais.

A instalação dos equipamentos integra o contrato do edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais. Os próximos aparelhos ainda passam por testes e homologações, com previsão de entrarem em operação nos próximos meses.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Segundo o presidente do DER-SP, Sergio Codelo, o objetivo é reforçar o compromisso do governo com a segurança viária e reduzir ao máximo o número de acidentes. Todos os pontos recebem sinalização adequada, com indicação clara dos limites de velocidade para evitar multas inesperadas.
Os novos radares foram instalados em diversas regiões do estado, incluindo cidades como Socorro, Amparo, Tatuí, Bauru, Jaboticabal, São Carlos, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Venceslau e outras. Cada local possui limites de velocidade definidos, que variam entre 40 km/h e 100 km/h, dependendo das condições da via.
A fiscalização será totalmente automatizada, e os motoristas que excederem os limites permitidos serão autuados eletronicamente. O DER-SP destaca que a intenção não é apenas punir, mas salvar vidas e prevenir acidentes em trechos onde o risco é maior.
A lista completa dos 40 pontos de instalação já está disponível no site oficial do DER-SP, onde também serão divulgadas futuras ativações. A expectativa é que, com o avanço do projeto, os índices de acidentes caiam gradualmente, trazendo mais segurança para quem trafega pelas rodovias paulistas.
