China inaugura primeira estação de armazenamento de energia híbrida lítio-sódio

Marcando um avanço significativo na adoção de baterias de íons de sódio, a China inaugurou sua primeira estação de armazenamento de energia híbrida lítio-sódio em grande escala
China inaugura primeira estação de armazenamento de energia híbrida lítio-sódio
Crédito da imagem: Xinhua
Continua após a publicidade

A China deu mais um passo rumo à transição energética com a inauguração de sua primeira estação híbrida de baterias lítio-sódio em grande escala. Localizada em Wenshan, na província de Yunnan, a estrutura pode fornecer energia suficiente para abastecer cerca de 270 mil residências por dia.

Continua após a publicidade

Com capacidade de armazenar até 800 mil kWh e entregar 200 MW instantaneamente, a estação Baochi é operada pela China Southern Power Grid e conta com mais de 150 compartimentos de baterias e conversores. A ideia é integrar diferentes fontes renováveis, como parques eólicos e solares da região.

China inaugura primeira estação de armazenamento de energia híbrida lítio-sódio
Crédito da imagem: Xinhua

O destaque vai para o uso de baterias de sódio-íon de alta capacidade, desenvolvidas pela empresa chinesa Hina Battery. Elas oferecem resposta até seis vezes mais rápida do que modelos anteriores e, segundo os engenheiros da estação, são ideais para lidar com as oscilações típicas da energia renovável.

Continua após a publicidade

Fundada em 2017, a Hina começou a produzir em escala essas baterias em 2022. O interesse pela tecnologia cresce devido à abundância de sódio, ao baixo custo e à extração mais simples em comparação ao lítio. Por enquanto, o foco principal é o armazenamento estacionário de energia.

Segundo Wan Minhui, pesquisador da Southern Grid, a combinação de lítio e sódio permite mais flexibilidade nos modos de carga e descarga. Isso contribui para manter o equilíbrio da rede elétrica mesmo em regiões com alta produção de energia limpa, como Tibete, Gansu e Xinjiang.

Cobertura relacionadaMG4 Urban e MG S5 serão produzidos no Brasil em fábrica da GM no Ceará

A estrutura recém-inaugurada também representa um impulso indireto para a indústria de veículos elétricos chineses, como BYD, Xpeng e Nio, que têm investido em soluções de eficiência energética e sustentabilidade.

Em maio de 2024, a Southern Grid já havia colocado em operação uma estação menor, de 10 MWh, em Nanning (Guangxi), marcando a primeira aplicação em larga escala dessa tecnologia na China.

Agora, com a estação de Wenshan, o país amplia as possibilidades de uso das baterias de sódio-íon, que devem ganhar mais espaço nos próximos anos, inclusive em carros elétricos.

Além de fortalecer a segurança energética, o projeto pretende acelerar a transição para uma matriz mais limpa e apoiar o mercado de energia renovável com soluções mais eficientes.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.