Menos de um mês depois de convocar mais de 70 mil carros elétricos por falha de software, a BMW anunciou um novo recall nos Estados Unidos. Desta vez, o problema está na bateria e atinge 136 unidades.
A falha foi identificada nos módulos das células de bateria, que podem ter sido montados com pressão incorreta durante a produção. Esse erro pode comprometer a estrutura do módulo ao longo do tempo, principalmente após várias recargas.

Com o enfraquecimento ou rompimento do módulo, existe risco de o sistema de alta voltagem desligar sozinho. Isso pode levar à perda total de potência do carro e até a um possível incêndio.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Os modelos afetados são:
- BMW iX (2022 a 2025) fabricados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2024
- BMW i7 (2023 e 2024) produzidos entre junho e julho de 2023
- BMW i4 (2022 e 2023) fabricados entre junho de 2022 e maio de 2023.
A fabricante acredita que todas as 136 unidades podem ter sido montadas fora das especificações, por isso decidiu agir antes que os problemas apareçam, algo que poderia acontecer até o fim de 2026.

Os donos começarão a receber cartas de aviso a partir de 5 de setembro. Já as concessionárias foram orientadas a substituir gratuitamente os módulos de bateria com risco. Outras fabricantes também enfrentam desafios, como a Lamborghini que faz recall de superesportivos híbridos.
Com essa medida preventiva, a BMW espera evitar falhas graves e garantir a segurança dos motoristas de seus modelos elétricos mais recentes. Assim como a BMW, outras empresas investem em tecnologia de baterias, como a bateria de madeira para veículos elétricos, buscando mais segurança e sustentabilidade.
